OMNIA

QUEM SOMOS      CADERNOS DO GREI      REVISTA OMNIA      NOTÍCIAS

ABOUT      SCIENTIFIC COMMISSION      EDITORIAL TEAM      CURRENT      ARCHIVES      SUBMISSIONS   
   
   

e-ISSN: 2183-4008 | ISSN: 2183-8720

    SUPORTE PARENTAL E AUTONOMIA
    Efeitos na exploração e indecisão vocacional

    v.7 (2017), páginas 41 a 57
    DOI: https://doi.org/10.23882/OM07-2017-10-04

    Suzi Rodrigues
    Universidade do Algarve. (Portugal)
    a53243@ualg.pt

    Vítor Gamboa
    Universidade do Algarve (Portugal)
    vgamboa@ualg.pt

    Luís Sérgio Vieira
    Universidade do Algarve (Portugal)
    lsvieira@ualg.pt

    Olímpio Paixão
    Universidade do Algarve (Portugal)
    a38861@ualg.pt

    Daniela Domingues
    Universidade do Algarve (Portugal)
    a45797@ualg.pt

    Resumo
    O presente estudo teve por objetivo analisar em que medida o suporte parental percebido e a autonomia para a tomada de
    decisão de carreira predizem os comportamentos de exploração vocacional e os níveis de indecisão de carreira, numa
    amostra de estudantes do 8.º e 9.º ano de escolaridade (N = 100; M = 14.09 anos, DP = 0.95). Os resultados demonstram
    que a persuasão verbal do pai tem um efeito negativo na exploração do meio e na exploração sistemática, enquanto a
    persuasão verbal da mãe tem efeito positivo na exploração de si próprio. Relativamente ao efeito das variáveis
    motivacionais, é possível observar uma relação positiva entre os tipos de motivação mais controlados e a indecisão. As
    formas de motivação mais autónomas têm um efeito positivo e significativo na exploração do meio e na exploração de si.
    São também discutidas implicações para futura investigação e para intervenções vocacionais junto das famílias.

    Palavras-chave: Suporte parental; autonomia para a tomada de decisão de carreira; exploração vocacional; indecisão de
    carreira.

    PARENTAL SUPPORT AND AUTONOMY
    Its effects on exploration and vocational indecision


    Abstract
    This research aims to contribute to a better understanding of the influence of parental support in career exploration
    and career decision-making processes, with a sample of 8th and 9th grade students (N = 100; M = 14,09 years, SD =
    0,95). The results reveal a negative effect of father’s verbal persuasion on environment exploration and systematic
    exploration, while mother’s verbal persuasion shows a positive effect in self-exploration. Regarding motivational
    variables effects, positive relationships were found between the more controlled types of motivation and career
    indecision. In turn, autonomous types of motivation revealed to have a positive effect on environment exploration and
    self-exploration. Lastly, implications for future research and for vocational interventions with families are
    discussed.

    Keywords: Parental support; career decision-making autonomy; career exploration; career indecision.

   

Grupo de Estudos Interdisciplinares <grupo@grei.pt> Rua Vergílio Ferreira, n-º 11, 8005-546 Faro - PORTUGAL