QUEM SOMOS      CADERNOS DO GREI      REVISTA OMNIA      NOTÍCIAS

ABOUT      SCIENTIFIC COMMISSION      EDITORIAL TEAM      CURRENT      ARCHIVES      SUBMISSIONS  
   
   

e-ISSN: 2183-4008 | ISSN: 2183-8720

    RUMO À ESCOLA INCLUSIVA
    Design universal na educação

    v.6 (2017), páginas 79 a 88
    DOI: https://doi.org/10.23882/OM06-2017-04-08

    Sandra Alves Pinto
    Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres (Portugal)
    acapinto@gmail.com

    Resumo
    Analisando a evolução dos paradigmas sociais percebe-se que a relação da sociedade com as pessoas com deficiência ou incapacidade sofreu uma transformação ao longo do tempo. Atualmente o paradigma de suporte/inclusão determina o direito ao acesso a bens, serviços e informação. A escola inclusiva surge associada a esta abordagem e fundamenta que as instituições devem garantir o sucesso educativo de todos os seus alunos e a sua autonomia. Todas as crianças e jovens devem possuir os mesmos direitos e as mesmas igualdades de oportunidades, independentemente das suas dificuldades e características. Neste contexto os fatores ambientais assumem uma importância relevante no modelo social/ecológico do funcionamento humano da deficiência.

    Palavras-chave: Acessibilidade universal, meio edificado, transportes, vida independente.

    TOWARDS INCLUSIVE SCHOOL
    Universal design in education


    Abstract
    Analysing the evolution of social paradigms, it can be seen that the relationship between society and people with disabilities or disability has undergone a transformation over the time. Currently the support/inclusion paradigm determines the right to the access to goods, services and information. Inclusive school is associated with this approach and supports that institutions must guarantee the educational success of all their students and their autonomy. All children and young people must have the same rights and equal opportunities, regardless of their difficulties and characteristics. In this context the environmental factors assume a relevant importance in the social/ecological model of the human functioning of the disability.

    Keywords: Universal accessibility, built environment, transportation, independent living.

   

Grupo de Estudos Interdisciplinares <grupo@grei.pt> Rua Vergílio Ferreira, n-º 11, 8005-546 Faro - PORTUGAL