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e-ISSN: 2183-4008 | ISSN: 2183-8720

    TURISMO PARA TODOS
    O conceito de hospitalidade acessível

    v.6 (2017), páginas 59 a 67
    DOI: https://doi.org/10.23882/OM06-2017-04-06

    Leonor Mendonça
    Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Portugal)
    mendonca.leonor@gmail.com

    Resumo
    Reconhecendo o potencial turístico que Portugal tem para explorar e considerando a necessidade emergente de acreditar a acessibilidade universal nos serviços turísticos, torna-se iminente considerar a importância basilar de uma caraterística que nos distingue como nação – o saber receber. O conceito de hospitalidade pressupõe a aptidão e competências relacionadas com o atendimento, a gestão do relacionamento e a interação entre a comunidade anfitriã e os demais turistas que procuram usufruir das experiências que o destino turístico escolhido lhes proporciona. A capacitação dos intervenientes nesta experiência turística e a quebra de barreiras atitudinais relacionadas com a acessibilidade universal – Turismo para todos, é, a oportunidade de transformar uma oferta existente, numa oferta turística diferenciada capaz de se destacar das demais semelhantes. Desde a chegada à partida, é necessário a formação transversal de todos os intervenientes na prestação da oferta dos serviços turísticos e complementares.

    Palavras-chave: Turismo acessível, acessibilidade, hospitalidade, formação.

    TOURISM FOR ALL
    The concept of accessible hospitality


    Abstract
    While recognizing Portugal’s unexplored tourist potential and considering the emergent need in enabling the universal accessibility in tourist services, it is eminent to consider the fundamental importance of a feature that distinguishes us as a nation - the know how in welcoming others. The concept of hospitality assumes the ability and the competences related to customer service, relationship management and the interaction between the hosting community and the tourists who try to enjoy the experiences offered by the tourist destination. The capacitation of all players in this tourist experience and the breakdown of attitude barriers related to global accessibility – Tourism for all, is the opportunity to transform an existing offer into a distinguishing offer capable of standing apart from similar ones. From the arrival to the departure, cross sectional training of all players is mandatory, regarding offer provision of tourist and ancillary services.

    Keywords: Accessible tourism, accessibility, hospitality, training.

   

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